terça-feira, 13 de setembro de 2011

SHANTALA

Bom dia bloguetes, acordei com uma dorzinha no corpo haha! Isso é ruim, porém, me deu uma grande idéia para o post de hoje.
Várias vezes, liguei a TV, lí em alguma notinha, ou mesmo acabei vendo alguma coisa na Internet, sobre uma técnica indiana de massagem para bebês. Achei MUITO interessante.. Por isso, TINHA QUE COMPARTILHAR COM VOCÊS! Estou falando da Shantala!


A Shantala é uma massagem milenar indiana, sem registro de quando surgiu exatamente em Kerala, no Sul da Índia. Foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher numa calçada pública massageando seu bebê.
Seu nome era ''Shantala'', ela era paraplégica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, Calcutá.
Shantala traduz um momento especial oferecendo a oportunidade dos pais terem um contato mais prolongado com o bebê. O toque carinhoso é a melhor forma dos pais se aproximarem do bebê após um dia de trabalho, transmitindo amor e carinho através das mãos. Esse contato ajuda muito os pais a conhecerem o corpo do seu bebê e como se comunicam..
Isso é muito importante e ajudará muito nos dias difíceis da criança..


Quais são os benefícios da shantala para o bebê?
- Os benefícios são inúmeros, desde, como já disse, o aprimoramento do relacionamento mãe/bebê e pai/bebê, até um bom desenvolvimento psicomotor. Elimina gases, cólicas, prisão de ventre, tranqüiliza o sono, gera confiança, e por tudo isso é altamente preventiva. Raramente o bebê que recebe essa massagem diariamente vem a adoecer.

Por que a shantala só é recomendada a partir de um mês de nascido?
-A partir de primeiro mês, o bebê já está com a pele mais preparada.
Muitas vezes ela descama, troca a pele. Também o umbigo já está cicatrizado.
Apesar de ser um toque carinhoso, a shantala tem um toque profundo e forte, não é superficial,
faz alongamentos e trabalha a musculatura e as articulações.


Os efeitos da massagem são imediatos?
- Os efeitos são imediatos. No mesmo dia o bebê já dorme melhor, as cólicas já diminuem. Só vendo para crer. É realmente uma técnica fantástica. Atua em todos os níveis: físico, emocional, energético e espiritual.

Há contra-indicação?
- Só não se deve praticar a shantala quando o bebê está muito doente ou nas crises. É preventiva, mas na hora da crise não dá para aplicar. É preciso que a criança esteja participando, concordando com a prática. Exemplo: na crise de cólica ela chora muito, se contorce. Outra contra-indicação seria para doenças de pele que impeçam o toque. Mas ela é ótima para restabelecer a saúde. Também não deve ser feita na criança com estômago vazio. Não deve estar dormindo, nem com frio.

O que é preciso para praticar?
- Somente a mãe pode massagear o seu bebê? É preciso observar a melhor hora do bebê, um local tranqüilo, óleo vegetal apropriado para o frio ou calor. A mãe é realmente a pessoa mais indicada, mas o pai também pode, os familiares e numa creche até um profissional, tudo depende da necessidade e da disponibilidade das pessoas.

Achei fantástica a Shantala gente, o que vocês acharam? Vou colocar algumas fotos pra concluir essa explicação! No youtube vocês encontram alguns vídeos, e dá pra ver um pouco mais na pratica!






''Sim, os bebês tem necessidade de leite,
 Mas muito mais de serem amados e receberem carinho
 Serem levados, embalados, acariciados, pegos e massageados..''
- LEBOYER



Espero que gostem, façam, e depois me contem como foi, como o bebê reagiu, enfim, está aí minha dica do dia!
Beijos Carol

4 comentários:

  1. ola meninas, eu ja fiz shantala na minha filha e tenho que confessa RESOLVE SIM!!!!! fiquei meio assim de fazer, achei que nao tivesse nada haver mas ajudou muito e é uma delicia ficar massageando nosso nenem eu recomendo e adorei a materia

    sucesso!

    ResponderExcluir
  2. adorei a materia ja virei fã

    ResponderExcluir
  3. vcs sao lindas!
    nao tem como a ana luiza nao melhorar depois da dica do leite + shantalla, vai ter menas colica, intistino preso e eu terei mais tempo pra fazer carinho nela amei!!!!!!!!!

    obrigada
    Vera

    ResponderExcluir
  4. parabens girls ;*****

    meg

    ResponderExcluir