segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Hepatite B

Boa tarde meninas, quase na hora de ir embora, mas resolvi fazer o post rapidinho, sobre algo que venho ''passando'' rs. Eu sou muito neurótica para doenças, porém, muito medrosa. Estou desde os 15 anos sem tomar vacina, tirando a da gripe, que fui ''obrigada'' a tomar. No entanto, com os vários acontecimentos, eu estou preocupada quanto a isso. Conversei com meu ginecologista, o Dr. Ronaldo Moschini, ele me orientou a pegar a carteirinha e ir até um posto de saúde, para fazer todas a que estão em falta. Minha maior preocupação, é a HEPATITE B, vacina da qual, não tomei nenhuma dose.

A hepatite B é transmitida pelo sangue, esperma e secreção vaginal. Pode acontecer pela relação sexual desprotegida ou pelo compartilhamento de objetos contaminados, como: lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, equipamentos de manicures e podólogos, materiais para colocação de piercing e para confecção de tatuagens. A transmissão também pode ocorrer da mãe infectada para o bebê. Se você é daquelas que, mesmo grávidas, prezam manter, semanalmente, os cuidados com as unhas, adote alguns cuidados importantes: nunca compartilhe alicate de cutícula com ninguém. Tenha o próprio conjunto (alicate e palito) e leve-o ao cabeleireiro. Isso para afastar o risco de ser contaminada pelo vírus da hepatite.

De acordo com a Ligia Raquel Brito, infectologista do Hospital Edmundo Vasconcelos (SP), a vacina é completamente segura e deve ser aplicada a partir do segundo trimestre de gestação. Mas converse antes com o seu obstetra.
Os efeitos colaterais são leves. A reação mais comum é dor no local da aplicação, mas podem aparecer outras, como inchaço, febre, mal-estar e náusea. Se você tiver algum desses sintomas, ligue para o seu médico.
 
Vírus perigoso
 
A hepatite B é uma inflamação do fígado causada por um vírus (VHB). No Brasil, 7,44% da população de 10 a 69 anos já teve contato com o a hepatite B. A prevenção e diagnóstico imediato são essenciais, afinal, sua evolução para a forma crônica ocorre em aproximadamente 5% a 10% dos adultos, que podem ainda desenvolver cirrose e câncer de fígado.
Seus sintomas mais comuns são mal-estar generalizado, dores de cabeça e no corpo, cansaço, falta de apetite, febre, icterícia, coceira, urina escura e fezes claras. Caso sejam identificados estes sinais é recomendado que se procure um médico imediatamente.


É meninas, quem ainda não tomou, vamos fazer um esforcinho e correr pro posto de saúde mais próximo! Beijos, Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário